Este blog é destinado a divulgar informações e a debater questões sobre as passagens de Darwin pelo Brasil em 1832 e em 1836. Estarão disponíveis imagens, textos, material audiovisual, links etc relativos à minha vinda à América do Sul, particularmente ao Brasil.

domingo, 11 de outubro de 2009

Um pivete como ajudante de Darwin no Rio

Diário de Darwin:

11 de junho [Rio de Janeiro] - Um mulato e um garoto brasileiro me acompanharam. Este era uma criança, mas se vestia da mesma forma como descrevi o filho mais velho. Nunca vi nada igual a seu poder de percepção. Muitos dos animais mais raros nas trilhas mais obscuras eram capturados por ele. Ter encontrado alguém tão capaz nesse pequeno camarada foi para mim tão inesperado quanto teria sido se um besouro traísse sua causa e se tornasse meu assistente. Foi como nos relatos sobre o talento de observação dos indígenas: meus olhos, apesar dos anos de prática, de forma alguma estavam à altura da visão dessa criança. Seria ótimo que os brasileiros conservassem, à medida que a idade avança, os modos agradáveis e cativantes que têm na juventude.





Debret- O escravo do naturalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário