Este blog é destinado a divulgar informações e a debater questões sobre as passagens de Darwin pelo Brasil em 1832 e em 1836. Estarão disponíveis imagens, textos, material audiovisual, links etc relativos à minha vinda à América do Sul, particularmente ao Brasil.

sábado, 10 de outubro de 2009

Caminhos de Darwin


O projeto Caminhos de Darwin foi criado em 2008, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 150 anos do lançamento da Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin. É coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Casa da Ciência da UFRJ e Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro, em parceria com instituições, escolas, universidades e prefeituras das cidades do Rio de Janeiro por onde Charles Darwin passou em sua viagem a bordo do navio Beagle, em 1832.



Em 2008, foram realizadas reuniões e palestras nos municípios, que culminaram na Expedição Caminhos de Darwin, que, durante quatro dias (26, 27, 28 e 29 de novembro), percorreu as 12 cidades com um grupo de cientistas, pesquisadores, jornalistas, professores, alunos e profissionais da área de popularização da ciência, para inauguração de marcos comemorativos, apresentação de esquete teatral, mostra de vídeo, exposição de rochas e minerais da região e palestra sobre o tema. Além disso, foram instaladas 24 placas sinalizadoras nas estradas que dão acesso a essas cidades e, durante a expedição, foram organizadas diversas atividades por professores, alunos, instituições locais e pelas prefeituras das cidades do Rio de Janeiro, Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Barra de São João, Macaé, Conceição de Macabu, Rio Bonito, Itaboraí e Niterói.
O grupo da expedição foi recepcionado calorosamente em todas as cidades por onde passou e se encantou com o que foi apresentado. Mais de 4.000 mil pessoas participaram diretamente ou observando os trabalhos apresentados pelos alunos e professores, nos municípios.





Site do projeto Caminhos de Darwin no Rio de Janeiro:

http://www.casadaciencia.ufrj.br/caminhosdedarwin/

Fotos da expedição Caminhos de Darwin no Rio de Janeiro

http://picasaweb.google.com.br/casadaciencia


National Geographical:
http://video.nationalgeographic.com/video/player/news/animals-news/brazil-darwin-apvin.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário