Este blog é destinado a divulgar informações e a debater questões sobre as passagens de Darwin pelo Brasil em 1832 e em 1836. Estarão disponíveis imagens, textos, material audiovisual, links etc relativos à minha vinda à América do Sul, particularmente ao Brasil.

domingo, 11 de outubro de 2009

Darwin e a onçinha

Um padre português, que ficou amigo de Darwin (possivelmente o padre Manuel Gomes Souto, primeiro pároco da Paróquia de São João Batista da Lagoa), caçou uma oncinha (Felix Yaguaroundi) e deu a Darwin de presente. Ela aparece retratada no livro Zoologia do Beagle:



Textos de Darwin:

Viagem do Beagle:


Visitei pela primeira vez a floresta em que essas planárias foram vistas na companhia de um velho padre português que me levou para caçar com ele. O esporte consistia em mandar alguns cachorros para a mata e em seguida esperar pacientemente para atirar em qualquer animal que aparecesse. (...) Nossa diversão naquele dia, além do macaco, se limitou a vários pequenos papagaios verdes e a uns poucos tucanos. Fui beneficiado, porém, em minhas relações com o padre português, que em outra ocasião me deu um belo espécime de jaguarundi.



Diário de Darwin:


18 de junho
King veio e passou o dia comigo. No dorso de cavalos, ambos partimos rumo à velha floresta. (...) Na estrada de volta, surpreendi o padre, meu velho amigo, voltando com seus cachorros da Gávea. Ele me mostrou uma magnífica onça pequena que havia conseguido abater após cinco horas de caçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário