Este blog é destinado a divulgar informações e a debater questões sobre as passagens de Darwin pelo Brasil em 1832 e em 1836. Estarão disponíveis imagens, textos, material audiovisual, links etc relativos à minha vinda à América do Sul, particularmente ao Brasil.

domingo, 11 de outubro de 2009

Textos de Darwin sobre a escravidão no Brasil

12 de março [Salvador]


Não são exagerados os relatos sobre a extensão do tráfico de escravos, sobre a ferocidade com que esse negócio é defendido e sobre as respeitáveis (!) pessoas envolvidas. Não tenho dúvida de que o estado real da maior parte da população escrava é muito mais feliz do que alguém poderia estar disposto a acreditar. O interesse e quaisquer bons sentimentos que o proprietário possa ter tenderiam a isso. Mas é uma completa mentira (como o capitão Paget bem provou) que nenhum escravo deseja retornar a seu país, mesmo os mais bem tratados. “Se eu pudesse ver meu pai e minhas duas irmãs pelo menos mais uma vez, ficaria feliz. Nunca os esquecerei.” Esta era a impressão de uma dessas pessoas que os selvagens polidos na Inglaterra mal classificam como seus irmãos, mesmo aos olhos de Deus. Em relação a essa questão, nunca mais terei escrúpulos de desacreditar completamente de pessoas cegas e obstinadamente preconceituosas a quem eu daria crédito em outros pontos.”



8 de abril [Itaocaia]

Por fim, alguns soldados foram enviados e os prenderam todos, com exceção de uma velha que, a ser capturada de novo, preferiu se espatifar em pedaços e jogou-se bem do topo da montanha. Fosse ela uma matrona romana e isso seria chamado de patriotismo nobre; como se trata de uma negra, foi chamado de obstinação brutal!



15 de abril [Fazenda Sossego]

Durante a briga do sr. Lennon com seu agente, ele ameaçou vender em um leilão público uma criança mulata ilegítima a quem o sr. Cowper é muito apegado. Além disso, ele quase pôs em prática a idéia de tirar todas as mulheres e crianças de seus maridos e vendê-los separadamente no mercado no Rio. Será possível imaginar dois exemplos mais horríveis e escandalosos? Apesar disso, garanto que o sr. Lennon está acima da média dos homens comuns em bondade e bons sentimentos. Que estranho e inexplicável é o efeito do hábito e do interesse! Diante de fatos como este, como são fracos os argumentos daqueles que defendem que a escravidão é um mal tolerável!




Augustus Earle - Escravos no Rio de Janeiro





3 de julho [Rio de Janeiro]

O estado da enorme população de escravos deve interessar a qualquer um que venha ao Brasil. Passando ao longo das ruas, é curioso observar o grande número de tribos que podem ser identificadas pelas expressões variadas e pelos diferentes ornamentos talhados na pele. Daí resulta a segurança do país: os escravos precisam se comunicar entre si em português e, por isso, não são unidos. Não consigo deixar de acreditar que, no fim, eles acabarão se tornando os governantes. Acredito nisso por conta de seu contingente e de seu belo porte atlético (em especial contraste com o dos brasileiros), que prova que eles estão em um clima apropriado, e também por ver claramente que seu intelecto tem sido muito subestimado. Eles são trabalhadores eficientes em todas as tarefas necessárias.


Se aumentar o número de negros livres (como deveria ser) e descontentes com a sua desigualdade com os homens brancos, o tempo da libertação geral não estará muito distante.


Acredito que os escravos são mais felizes do que eles próprios poderiam esperar ou do que as pessoas na Inglaterra acreditam que sejam. Temo, no entanto, que haja muitas e terríveis exceções. O aspecto principal de seu caráter parece ser a vivacidade e a alegria, a boa índole e o “coração corajoso” associado a uma boa dose de obstinação. Espero que venha o dia em que eles terão seus direitos assegurados e se esquecerão de vingar esta injustiça.


Augustus Earle - Capoeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário