Este blog é destinado a divulgar informações e a debater questões sobre as passagens de Darwin pelo Brasil em 1832 e em 1836. Estarão disponíveis imagens, textos, material audiovisual, links etc relativos à minha vinda à América do Sul, particularmente ao Brasil.

sábado, 10 de outubro de 2009

Darwin na Bahia

Projeto Darwin na Bahia



A Universidade Federal da Bahia (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências), a Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Inovação do Estado da Bahia e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), criaram este projeto para divulgar informações sobre Darwin, suas passagens pelo Brasil e, em particular, pela Bahia. Com ele, se pretende analisar também as implicações de tal passagem para a construção de suas idéias sobre a evolução dos seres vivos, além de discutir a história e a situação atual do pensamento evolutivo e muito mais, numa série de eventos comemorativos, nos anos de 2008 e 2009.


Imagem de Salvador que consta no livro de Darwin sobre a viagem do Beagle, baseado em desenho de Augustus Earle.


Charles Darwin foi um dos pensadores que mais influenciou a visão do ser humano sobre si mesmo e seu lugar na natureza. Sua teoria da evolução biológica estabeleceu as bases do pensamento biológico até os dias de hoje. Nos anos de 1832 e 1836, quando em expedição ao redor do mundo no navio inglês Beagle, Darwin aportou duas vezes na Bahia. Os eventos comemorativos que estão sendo organizados na Bahia visam resgatar a passagem desse importante naturalista por nossas terras e celebrar suas grandes contribuições.




Cemitério dos Ingleses em Salvador, local em que estão enterrados dois dos companheiros de Darwin no Beagle. Eles foram infectados em um expedição de caça no fundo da Baía de Guanabara (subindo o Rio Macacu), em abril de 1832.





Imagem de meados do século XIX da atual Praça Castro Alves No edifício à direita, ficava o Hotel do Universo no qual Darwin dormiu uma noite quando estava em Salvador. Posteriormente o prédio abrigou o jornal Mercúrio, o primeiro periódico da cidade. O prédio maior era o Teatro São João.





Para informações sobre atividades e eventos comemorativos dos anos Darwin (2008-2009) no Estado da Bahia veja o blog e o site:


http://darwinnabahia.blogspot.com/


http://www.darwinnabahia.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário