Este blog é destinado a divulgar informações e a debater questões sobre as passagens de Darwin pelo Brasil em 1832 e em 1836. Estarão disponíveis imagens, textos, material audiovisual, links etc relativos à minha vinda à América do Sul, particularmente ao Brasil.

sábado, 10 de outubro de 2009

Caminos de Darwin no Uruguai



Com a presença do tataraneto de Darwin, o ambientalista Randal Keynes, foram inauguradas no Uruguai, em maio de 2009, duas placas comemorativas da passagem do famoso naturalista britânico pelo país em 1832/1833.

Em Montevidéu, a bela placa feita de azulejos está colocada em um local histórico do porto da cidade, diante de Las Bóvedas, Rambla. Ela foi inaugurada com a presença da Ministra de Educação e Cultura daquele país e dos participantes da XI Reunião da Rede de Popularização da C&T na América Latina e Caribe (RedPOP).


Em Maldonado, região na qual Darwin permaneceu por várias semanas em 1833, a placa foi colocada na região do antigo porto, ao lado do Centro de Informações do município. Duas outras placas serão colocadas em Colonia del Sacramento e Soriano. O projeto “Caminos de Darwin no Uruguai” está sendo coordenado pela Associación Civil CienciaViva. A colocação das placas tem o patrocínio da Petrobrás, das Intendências das cidades e da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII). O projeto tem também o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.






Placa dos Caminos de Darwin em Maldonado



Em Maldonado, há um restaurante (Evolution) construído no local da antiga pensão na qual Darwin residiu. Uma parede da residência original ainda existe e, ao lado dela, foi construída uma sala em homenagem a Darwin.

Na localidade vizinha de Pan de Azucar, existe um monumento ao naturalista, construído pela comunidade local e colocado no lugar em que havia a estância de Sebastian Pimienta na qual Darwin se hospedou. No dia da inauguração da placa de Maldonado se encontraram ali, em clima de emoção, o tataraneto de Darwin e o tataraneto de Sebastian Pimienta (Juan Pimienta).



A passagem de Darwin por esta região foi muito produtiva, como ele mesmo revelou em seu diário: “[os últimos dias] eu os empreguei para preparar e escrever as notas sobre todos meus tesouros de Maldonado”. Várias de suas observações feitas no Uruguai, os materiais recolhidos e a coleção de pássaros ali reunida foram importantes no desenvolvimento posterior de suas idéias sobre a evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário